Organização

Figueiredo de Rey

A Associação Figueiredo de Rey foi fundada em 2011 simbolicamente a 15 de Agosto data em que foi outorgado foral a Figueiredo e Bemposta em 1514. Com nome associado à história medieval do lugar que a acolhe, a associação Figueiredo de Rey tem procurado através de eventos e iniciativas concretas recuperar memórias do seu passado glorioso que remonta a épocas anteriores à própria nacionalidade.

Sendo uma associação sem fins lucrativos, tem como missão a promoção de atividades culturais, recreativas, desportivas e sociais. Aposta no rejuvenescimento das tradições típicas e locais e coloca particular enfoque nas questões ambientais e agrícolas, características intrinsecamente ligadas à população do lugar de Figueiredo.

Em 2014, ano em que se comemoraram os 500 anos do Foral de Figueiredo e Bemposta, a associação esteve fortemente empenhada nas comemorações que se prolongaram durante meses e mobilizaram o movimento associativo, as autarquias e a própria comunidade.

Cerciaz

A CERCIAZ – Centro de Recuperação de Crianças Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis, CRL. foi constituída por escritura lavrada na Secretaria Notarial de Oliveira de Azeméis de 27 de Maio de 1980.

A CERCIAZ iniciou a sua actividade em Setembro de 1980 no edifício cedido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, intitulado à época o “edifício das escadas redondas”, hoje arquivo municipal após moderno restauro.

No dia 30 de Junho de 1986 no Cartório Notarial de Oliveira de Azeméis foram remodelados os Estatutos da cooperativa CERCIAZ e feita a inscrição no Livro Cooperativo na Conservatória do Registo Cooperativo de Oliveira de Azeméis.

Os estatutos da CERCIAZ foram publicados no Diário da República – III Série Nº 284 de 07/12/1999.

A CERCIAZ foi reconhecida pela Presidência do Conselho de Ministros como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública , nos termos do Decreto-Lei nº 460/77, publicado no Diário da República II Série, nº 69 de 24 de Março de 1982.

Em 20 de Setembro de 1985 foi estabelecido acordo técnico – financeiro entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a CERCIAZ para a construção das edificações e equipamentos para as áreas da Formação Profissional.

Em 17 de Junho de 1988 foram oficialmente inauguradas as novas instalações, pelo Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional Dr. Bagão Félix.
Em 12 de Maio de 1989 por despacho da Direcção – Geral do Ensino Particular e Cooperativo , do Ministério de Educação a CERCIAZ foi autorizada a ministrar o Ensino Especial para uma dotação de 50 alunos.

Em 29 de Janeiro de 1991 foi adquirida à Caixa Geral de Depósitos a Quinta Agrícola em Figueiredo de Baixo, Pinheiro da Bemposta para lá funcionar a área profissional de hortofloricultura.

Em 4 de Abril de 1995 foi oficialmente inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal Sr. Ângelo Azevedo a Piscina da CERCIAZ – piscina coberta de água aquecida especialmente vocacionada para aulas de bebés, crianças, hidroterapias várias quer aos utentes da CERCIAZ, quer a toda a comunidade Oliveirense em geral.

Em 30 de Junho de 1995 foi estabelecido com o Centro Regional de Segurança Social do Centro /Aveiro, a criação da valência de CAO – CENTRO DE ACTIVIDADES OCUPACIONAIS com capacidade para 30 utentes.

Em 01 de Junho de 2009 a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular homologou a acreditação da CERCIAZ como CRI – CENTRO DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO.